quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os Fundos Oceânicos

Plataforma Continental- É uma zona plana que começa na linha da costa . Vai até aos 2 km de extensão e vai até aos 200 metros de profundidade.  90% das espécies (marinhas) vivem nesta zona por causa da existência de luz. 

Talude Continental-  É uma zona muito íngreme que fica entre a plataforma Continental  e o inicio da  Planície Abissal. Pode estender-se até aos 4000 metros de profundidade.  

Rifte- É uma zona de construção dos fundos oceânicos. Por causa do movimento da Terra (ex: placas tectónicas) a crosta terrestre está a ser empurrada formando este monte.

Dorsal- É o nome das cadeias montanhosas que estão formadas nos fundos oceânicos (riftes).

Fossa Oceânica- São zonas de destruição dos fundos Oceânicos. Estas são o contrário dos riftes, em vez de formarem montanhas são empurradas para baixo formando uma ravina.

Planície Abissal- É uma área plana e muito extensa. Chega até aos 4000 metros de profundidade. Estas são muitas vezes cortadas por montes submarinos ou ravinas. 

Os Submarinos e as Sonar


Submarino: É um transporte usado debaixo de água. Era muito utilizado nas guerras para atacar o inimigo. Têm um vidro muito fino e é feito de metal (por causa da pressão da água).
Como antigamente não se conheciam os fundos oceânicos os submarinos chocavam muitas vezes com rochas (por ex.), porque nessa altura pensava-se que os fundos oceânicos eram planos. Aí criaram-se as Sonar.


Sonar:
 É uma máquina que manda ondas sonoras para os fundos oceânicos e que quando estas ondas voltam mostram a forma dos fundos oceânicos.