Fish

quarta-feira, 5 de Dezembro de 2012

Exploração Espacial


Colégio Vasco da Gama

A Exploração Espacial




Data de Entrega:14/11/2012
Trabalho realizado por: Matilde Guerra 7ºC



·


Objetivos e Resumo do trabalho:
O objetivo deste trabalho era falar um pouco sobre a exploração espacial. Dentro da exploração espacial existem muitos temas que se podem falar, mas eu penso que o mais importante era falar das idas ao espaço, pois foi daí que se conseguiu fazer a exploração, dos instrumentos usados na exploração espacial e porque sem eles não conseguíamos ver todos os planetas do sistema solar. Essa era a parte mais importante do trabalho. Depois acrescentarei a pesquisa sobre os tipos de galáxias, pois eu acho que é um assunto interessante, e acrescentei também algumas comparações entre planetas para termos mais ou menos a noção da dimensão dos planetas, coisa que também é importante na exploração espacial.






Introdução:

Este trabalho de pesquisa consiste na exploração espacial. Foi realizado para a disciplina de Ciências Naturais.
Neste trabalho foram utilizadas as seguintes fontes de informação:
·       Manual “Compreender a Terra” ;
·       Internet.

Neste trabalho vão ser abordados os seguintes temas:
·       Os planetas e a sua organização no sistema solar;
·       Instrumentos usados na exploração espacial;
·       Idas ao espaço (sondas, animais e pessoas).



                             A Teoria do Big Bang
No início não existia nada apenas uma pequena bola. De repente essa pequena bola explodiu e todas as partículas que essa bola continha começaram a espalhar-se. Passados 30 minutos formou-se todo o Hélio e Hidrogénio. Depois disso tudo o Universo continuou a formar-se. Mas ainda hoje o Universo ainda se está a expandir, pois as constelações não estão no sítio original- estão mais afastadas.



Teoria da Super Nova
O sistema solar formou-se a partir de uma grande explosão, a super nova. Uma bola de massa, o proto sol, estava cheia de energia e por isso começou a rodar e a achatar até que começaram a soltar-se os pedaços menos densos. Essas massas começaram a rodar, pois estavam com muita energia. Essas bolas de massa começaram a rodar à volta do proto sol, descrevendo uma órbita em torno dele, que ainda hoje descrevem. A partir da bola central formou-se o sol e as outras bolas à sua volta formaram-se planetas.






Os planetas e a sua organização no Sistema Solar
Já existiram várias teorias da maneira como se organiza o Sistema Solar. Primeiro pensou-se que a Terra era o centro do Universo  (Teoria Geocêntrica), pois nela é que se encontravam os Deuses e porque o Sol punha-se e levantava-se, ou seja girava em torno da Terra.


 Depois ainda se deu outra teoria em que o Sol era o centro do Universo (Teoria Heliocêntrica) , pois nessa altura os cientistas pensavam que o Sistema Solar era todo o Universo e por isso o Sol era o centro do Universo.

Mas hoje em dia sabe-se que o Sol é apenas o centro do Sistema Solar e que os planetas (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno) descrevem uma órbita em torno do Sol.




Os Instrumentos usados
Para se realizar a exploração espacial é necessária a utilização de instrumentos para, por exemplo, se observar o Universo ou para se explorar algum planeta.

Instrumentos usados na exploração espacial:
·       Luneta Astronómica- A Luneta Astronómica foi inventada por Galileu Galilei e foi utilizada para Galileu realizar investigações através da observação. 

·       Telescópio- O Telescópio foi inventado no séc.XVII. A partir do telescópio consegue-se observar imagens ampliadas dos corpos celestes. Existem três tipos de telescópios: refletores, refratores e radiotelescópios. Os telescópios podem se encontrar na Terra ou no espaço.  

·       Satélites Artificiais- Os satélites artificiais são instrumentos que orbitam em torno de corpos celestes. Os satélites artificiais podem desempenhar várias funções como: telecomunicações, previsões meteorológicas, navegação por GPS, monitorização da camada de ozono, etc.

                                                                                                                                                                       
·       Naves Espaciais- As Naves Espaciais são veículos tripulados que nos permitem fazer viagens interplanetárias. As Naves Espaciais são constituídas pelo Vaivém e pelo Tanque de combustível.




·       Sondas- As sondas são veículos não-tripulados que são utilizados na exploração do Universo.




·       Robots de exploração espacial- São veículos que recolhem informação sobre os planetas onde se deslocam.






·     Estações Espaciais – São estruturas que estão no espaço para recolha de informação e onde os cientistas podem trabalhar, pois tem as condições artificiais para a vida humana e laboratórios para as pesquisas científicas.
    
                                                         

As Idas ao espaço
A Rússia e a América eram os Países com mais interesse na exploração espacial. O país que iniciou a exploração espacial foi a Rússia mas a América foi a primeira a enviar astronautas que caminharam sobre a Lua.


América:
Rússia:
24 de dezembro de 1968:Apollo 8 é a primeira nave tripulada por Humanos a sair da gravidade da Terra e a orbitar na Lua. 
4 de outubro de 1957: Lançaram o primeiro satélite artificial (Sputnik 1) para a órbita terrestre.
20 de julho de 1969:Neil Armostrong e Buzz Aldrin (Missão Apollo 11) foram os primeiros humanos a caminhar sobre a Lua. 
3 de novembro de 1957: A bordo do Suptnik 2, Laika (cadela Russa) foi o primeiro ser vivo na órbita terrestre. 
3 de dezembro de 1973:A Nave Americana- Pionner 10, foi a primeira a sobrevoar Júpiter.
2 de janeiro de 1959: Luna 1 foi a primeira nave a sair da gravidade da Terra. 
29 de março de 1974:A nave Mariner 10 foi a primeira a sobrevoar Mercúrio.  
13 de setembro de 1959:Luna 2 foi a primeira nave a alunar na Lua, mas que depois despenhou-se sobre a superfície da Lua.


12 de abril de 1961:Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano a viajar não espaço. 

16 de junho de 1963:Valentina Tereshkova foi a primeira mulher que viajou no espaço.

18 de março de 1965:Alexey Leonov  foi o primeiro a realizar uma atividade extraveicular.

3 de fevereiro de 1966:A nave Luna 9 aluna com sucesso na Lua.

19 de abril de 1971:A Rússia manda a primeira estação espacial- Salyut 1. 

22 de outubro de 1975:A Nave Venera 9 transmitiu as primeiras imagens da superfície de Vénus. 

O Universo: Tipos de galáxias

Existem muitas e diversas galáxias no Universo. Dentro de uma galáxia podem existir milhões de estrelas e sistemas (Dependendo do tamanho das galáxias). Por ex. a nossa galáxia, a Via Láctea, é uma espiral com quatro braços. O Sistema Solar encontra-se no Braço Órin a 1/3 do fim do braço e a 2/3 do Núcleo.
Mas não existem apenas as Espirais, existem também as Espirais Barradas, as Elípticas e as Irregulares. As Espirais podem ter também mais ou menos de quatro braços.






   
 






 

 
 










Conclusão:
Este trabalho foi muito importante, porque aprendi muitas coisas novas e acabei por estudar para o teste da disciplina. Foi também fascinante ver as imagens das estrelas, pois o Universo é de uma beleza incrível!
Penso que, ao fazer este trabalho, tornei-me numa pessoa mais culta e feliz!

 Bibliografia:
Manual: “Compreender a Terra” de Jacinta Moreira, Helena Sant’Ovaia e Vitor Pinto – Areal editores.

Sem comentários:

Enviar um comentário