quarta-feira, 6 de março de 2013

Relatório do filme vulcano

Vulcano:
Este filme ajudou-me a perceber mais sobre os sinais que o vulcão nos dá antes das erupções.
  1. O primeiro sinal foi a emissão de gases. Estes apareceram várias vezes antes da erupção. Os gases saíam de alguma espécie de racha e eram sugados para dentro da tal racha, sugando até o som;
  2. O segundo foram os sismos;
  3. O último sinal foi o aumento da temperatura das águas e da superficie terrestre.
Depois dos sinais que o vulcão deu, finalmente entrou em erupção. Nessa altura começaram a sair da cratera bombas vulcânicas, lava, etc. e nessa altura, como a lava era fluida, começou a criar-se um rio de lava que incendiou e derreteu tudo à sua volta. Como começaram a deitar água sobre a lava, esta começou a formar uma espécie de capa que a impediu de andar muito mais. Por causa do choque entre a lava e a água começou a chover uma espécie de cinzas, que não eram vulcânicas, mas sim cinzas feitas pela acção da lava em conjunto com a água.

Depois desta erupção inicial ainda existiu outra erupção, pois a lava que estava nos túneis começou a alastrar-se para outro túnel em direcção ao mar. Assim como estava para acontecer outra erupção teve-se de derrubar vários prédios para se fazer uma espécie de barragem para a lava ir para o mar e não para o resto da cidade.


Neste filme aprendi também que p
rincipalmente nas cidades (por causa dos metros, dos túneis subterrâneos, etc. ) mesmo depois da primeira erupção poderiam existir mais, pois a lava que estaria nos túneis arrastava-se pelos túneis e poderia existir outra erupção. 

Sem comentários:

Enviar um comentário